8 de jun. de 2013

Experiências com Leitura

   Minha experiência com a leitura começou cedo, mas não foi por influência dos meus pais, pois infelizmente não tiveram muitas oportunidades para estudar. Meu primeiro contato com os livros foi quando entrei na  primeira série. Como era uma das primeiras a termina a lição, minha querida professora, Darci, presenteava-me com livrinhos de fábulas, fotonovelas ou HQs. Com o passar do tempo, fui escolhendo minhas leituras e como não tinha dinheiro para comprar, costumava ir à biblioteca escolher os livros que me interessavam. Aquilo para mim era o máximo, ficava me imaginando ler todos aqueles livros. Quando comecei a trabalhar, isso foi aos treze anos, comecei a comprar meus livros e a partir dai virou um vício, vício este que passei para meu irmão mais novo e para os meus filhos, que costumam dizer que eu não posso reclamar em gastar com livros, pois eu sou a grande culpada.

   Além do meu irmão e dos meus filhos, costumo contagiar também os meus alunos com a leitura, é claro que nem todos, mas me lembro de alguns que chegaram a me agradecer por incentivá-los a leitura. Lembro-me de uma vez, na suplência, que os alunos pediram para eu contar alguma história. Perguntei a eles se conheciam alguma fábula, e como a resposta foi negativa,               não deu outra, expliquei sobre o gênero e li algumas fábulas de Esopo, pois na época estava trabalhando o gênero com uma 5ª série. 


   O mais engraçado foi que alguns, não só pediram para ler, mas também para interpretar. Na aula seguinte, eu passei o filme " Memórias póstumas de Brás Cubas". Eles gostaram tanto que acabaram lendo o livro. Há dois anos atrás, comecei a dar aula para uma turma de 2º ano, e alguns alunos me disseram que só começaram a entender literatura com as  minhas aulas. Enfim, acho que a cada ano consigo colher alguns  frutos com as minhas aulas de literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário